Pré-Campanha Limpa

  • Sempre que possível, contactar diretamente as pessoas para informar sobre a pré-candidatura;

  • Não prometer cargos comissionados ou quaisquer favores em troca de apoio;

  • Financiar coletivamente a campanha, com contribuições de pessoas físicas;

  • Envolver as pessoas na elaboração de propostas realizáveis, sem falsas promessas ou fórmulas genéricas;

  • Fundamentar tecnicamente as manifestações públicas, buscando convergências e não reforçando polarizações ou posicionamentos extremados;

  • Buscar o trabalho voluntário para a campanha;

  • Manter os compromissos familiares para que a família não seja prejudicada;

  • Cumprir as obrigações profissionais normalmente;

  • Manter atividades físicas para não engordar; 😄

  • Ser simples e verdadeiro.

 

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Twitter ícone social
  • Google+ ícone social

 

Explicações

É muito comum que pré-candidatos busquem apoio de associações, igrejas, sindicatos e corporações em geral. Isso não é ilegal, desde que as pessoas não se sintam coagidas a votar em determinado candidato por conta da pressão de um líder, de um chefe ou da própria comunidade. Entretanto, muitas vezes, no desejo de conquistar votos, os pré-candidatos abrem mão de posicionamentos e valores. Eu tenho optado por outro caminho. Prefiro, sempre que possível, os contatos diretos com as pessoas para apresentar propostas e ouvir diretamente delas sobre seus anseios. Estou disponível por email, pelo messenger (facebook), pelo direct (instagram), por whatsapp, por celular, para reuniões presenciais ou virtuais. Falando nisso, aproveite para me enviar uma mensagem agora mesmo pelo whatsapp. Se você estiver utilizando o celular ou estiver no whatsappweb, clique em um dos links abaixo. Meu número é o +5561981736373. Sou bastante comedido no envio de mensagens e utilizo listas de transmissão em vez de grupos. Para isso, necessariamente o número do remetente (o meu) deve estar salvo nos contatos do destinatário (você). Portanto, salve meu número (+5561981736373) em seus contatos.

"Olá, Guto... Tudo bem? Gostaria de conhecer mais suas propostas..."

"Olá, Guto... Tudo bem? Venho manifestar meu apoio à sua pré-candidatura..."

Um projeto político-eleitoral começa na pré-campanha e na campanha. Todo o quadro de corrupção desvelado com a Operação Lava-Jato e que culminou com a prisão de um ex-Presidente da República se desenvolvia a partir de campanhas corrompidas, em que se buscavam recursos de empresas em troca de favores futuros. Fui candidato em 2010 e em 2014. Naquelas oportunidades eu já compreendia que buscar recursos de empresas implicaria provavelmente assumir compromissos não republicanos. Por isso, minhas campanhas foram e serão financiadas apenas por pessoas físicas. Fazer uma campanha inevitavelmente envolve custos. Estou estimando a minha em R$ 30.000,00, o que é muito inferior ao que normalmente se gasta. Falando nisso, uma contribuição sua seria muito bem-vinda! Aproveite para contribuir agora.

Uma prática também muito comum durante as pré-campanhas eleitorais é prometer indicação para cargos comissionados em troca de apoios eleitorais, o que leva a um fisiologismo absurdo entre os poderes executivo e legislativo. Muitos parlamentares acabam abrindo mão das suas próprias consciências ao votar sempre de acordo com a vontade do governante para não perder o naco de poder que lhes cabe. Alguns chegam a recolher currículos durante a campanha. Na verdade, fazem assim para forçar a construção de bancos de dados que lhes sejam úteis no processo eleitoral. Ainda que algumas pessoas consigam realmente o prometido, o fato é que a grande maioria não consegue. Não obstante, eleição após eleição, muitas pessoas caem nesse mesmo engano. Além de não concordar com a prática em si mesma, mas também por ser um defensor do concurso público, que é o mecanismo mais isonômico para a seleção de servidores, não poderia jamais prometer cargos comissionados em troca de apoio. Entendo que o apoio deve se fundamentar no perfil do candidato, em sua postura e em suas propostas.

A contratação de um grande número de pessoas para atuar como cabos eleitorais, além de abuso do poder econômico, é uma forma indireta de compra de votos. Normalmente almejam-se os votos dos familiares e dos amigos desses cabos eleitorais. Assim, os cabos eleitorais são obrigados a cadastrar pessoas, inclusive com os números do título de eleitor, da zona e da seção eleitoral. Esse mecanismo é mais um exemplo de corrupção eleitoral. Como já disse, eu busco apoios de pessoas que acreditem em meu perfil e concordem com minhas propostas. Busco também, sempre que possível, arregimentar voluntários que possam dar alguma contribuição. 

 

Os papéis fundamentais do Legislativo são legislar e fiscalizar. Entendo que atualmente nós precisamos muito mais de fiscalização dos atos da administração, de estímulo à participação, ao controle social e à transparência. Cabe ao parlamentar também participar diretamente do debate político e ser um veículo para levar as demandas sociais ao Executivo. É preciso, contudo, apresentar propostas que sejam realizáveis. É preciso ter responsabilidade fiscal. É preciso buscar embasamento técnico para as formulações e os posicionamento adotados, sem falsas promessas ou fórmulas mágicas, sem extremismos, mas com diálogo e a busca por convergências. 

Eu sou um cidadão, um trabalhador. Por isso, entendo que, durante a pré-campanha, devo manter normalmente minhas atividades profissionais. Tenho uma família, sou casado, com dois filhos: uma menina de 8 anos e um menino de 3 anos. Tenho consciência de que minhas atividades políticas jamais devem me afastar da minha família. Cuidar da saúde, manter atividades físicas e uma boa alimentação são igualmente fundamentais. Busco uma postura de simplicidade e assumo a verdade como um valor supremo.

Se você entende que estou no caminho certo e quer conhecer mais das minhas propostas, faça contato agora mesmo comigo!

Você tem uma sugestão de proposta? Apresente-aQuer oferecer uma contribuição financeira, então contribua agora mesmo! Quer falar comigo por telefone ou whatsapp, meu número é o 5561981736373 (não esqueça de salvar meu número em seus contatos).  

© 2018 por Guto Bello.